Foi assim…
Simplesmente…
Simplesmente…
Patrícia Jorge, colega do curso de formação de formadores que estou QUASE a acabar é especialista a inspirar pessoas a “saltar” para fora da prateleira. Disse: “no meio de tantas garrafas de água iguais numa prateleira de um supermercado, o que leva as pessoas a escolherem aquela garrafa em particular? Que particularidades tem ela que faça com que seja escolhida em detrimento de outras?” (…). “Na nossa vida temos de criar condições para sermos os escolhidos”. Em outro contexto disse; “Temos de COMEÇAR a construir o nosso legado (…); o que nos impede de começar agora?”
Entendo esta página como um investimento, uma licenciatura, um curso de formação de formadores, um curso técnico de administração ou como um curso qualquer geral de informática… Um salto de pára-quedas no meio do escuro do mundo e que espero que se abra em luz antes do chão, preferencialmente. Visa optimizar a minha relação com as palavras e exercitar a minha relação com as pessoas. De algum modo acredito que terei mais condições para sair da prateleira. Estou a ser pretensioso. Tenho uma fixação por perspectivas e aprecio particularmente a unicidade com que observo o que me rodeia, tenho sempre essa presunção de que outros gostariam de a ter e que por isso devo partilhá-la.
Não me inquieta muito o facto de poder estar enganado. O que faço aqui é precisamente abraçar esse desafio de descobrir que não é uma perspectiva ímpar e poder levantar questões que possam ser interessantes o suficiente para que possam ser alvo de discussão independentemente das perspectivas que cada um tenha.
Não estarei neste blog caracterizado de monólogo. Nunca existirei sozinho. Quer queiramos, quer não, estamos todos juntos na prateleira.
“O homem nasce livre, e em todo o lado ele está acorrentado.” Jean-Jacques Rousseau
ResponderEliminariniciar é sempre o mais complicado, a partir dai é só alimentar o corpo
doces beijos
em resposta ao texto de apresentação :) deixo uma pequena dica nesta tua dificil missão.
ResponderEliminaros 20 livros que um homem deve ler antes dos 30
1_“1984” de George Orwell – o livro 1984 ainda tem um significado muito actual, mesmo depois de ter sido escrito em 1949. Demonstra uma visão dos governos que usam a vigilância e o controlo para manipular os seus cidadãos.
2_“Por quem os sinos dobram” de Ernest Hemingway – uma história sobre a morte e a crueldade da guerra baseada numa ideologia.
3_“Guerra e Paz” de Leo Tolstoy – o desenrolar deste livro surge na sociedade Russa, durante as guerras napoleónicas, é uma ligação trágica entre diversas vidas.
4_“Siddharta” de Hermann Hesse – uma história que revela a importância das experiências da vida, uma compreensão do que nos rodeia, uma iluminação da vida.
5_“Os Direitos do Homem” de Tom Paine – este livro foi escrito durante a Revolução Francesa, tendo sido um dos primeiros livros a dar a conhecer o conceito dos direitos humanos, na perspectiva da política democrática.
6_“O Contrato Social” de Jean-Jacques Rousseau – “O homem nasce livre, e em todo o lado ele está acorrentado.” Esta frase capta a essência do livro: os direitos individuais de cada pessoa dentro da sociedade.
7_“The Tipping Point” de Malcolm Gladwell – este livro demonstra como uma pequena ideia, ou conceito de produto se pode espalhar globalmente e fazer realmente grandes mudanças sociológicas.
8_“100 Anos de Solidão” de Gabriel García Márquez – este livro usa diversas histórias para passar a mensagem de que devemos sempre lembrarmo-nos da nossa herança cultural.
9_“A Origem das Espécies” de Charles Darwin – esta obra foi um dos livros com mais impacto não só a nível social como científico, dando uma visão sobre o mundo natural e a evolução da espécie humana.
10_“David Copperfield” de Charles Dickens – Charles Dickens ensina que devemos ir contra os primeiros erros impulsivos de um coração indisciplinado. Este livro fala sobre como manter um coração disciplinado e relaciona-o com a vida emocional e moral.
11_“O Gato Malhado e Andorinha Sinhá” de Jorge Amado – uma das histórias de amor mais bonitas, reflecte que o amor não tem barreiras, o amor humano é maior que a diferença.
12_“A Arte da Guerra” de Sun Tzu – dos livros mais antigos, e actuais; é um livro de estratégia de guerra, que na realidade se aplica às actuais estratégias do mundo dos negócios.
13_“Quatro Quartetos” de T.S. Eliot – esta obra foi escrita durante a segunda Guerra mundial, mas ainda se mantém bastante actual; uma das obras poéticas mais sábias da actualidade.
14_“Walden” de Henry David Thoreau – este livro foi escrito durante 2 anos em reclusão numa floresta, para ser verdadeiramente livre das pressões da sociedade. “Fui para a floresta porque queria viver deliberadamente, para enfrentar os factos essenciais da vida, e ver se eu não poderia aprender o que eu tinha ensinado, e não, quando morresse, descobrir que não tinha vivido.”
15_“Crime e Castigo” de Fyodor Dostoyevsky – um livro sobre um jovem que vive na pobreza, e que sucumbe ao crime para alimentar a fome de dinheiro, causando um grande impacto em si e em todos que o rodeiam.
16_“O Príncipe” de Niccolo Machiavelli – este livro é excelente a descrever situações onde o poder está incorporado na política. A liderança, influenciar outros, tudo se aplica.
17_“Getting Things Done” de David Allen – este livro é essencial para organizar a vida e realmente conseguir com que as coisas sejam feitas.
18_“A República” de Platão – uma lição de filosofia que ensina como a vida deve ser vivida, e como a justiça deve ser aplicada e como um líder deve agir.
19_“Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie – este foi um dos primeiros livros de auto-ajuda a ser lançado no mercado. É um guia muito fácil de ler e de compreender, ensina a lidar com as pessoas na vida pessoal e nos negócios.
20_“Senhor das Moscas” de William Golding – uma visão ponderosa que olha para o ser humano numa situação extrema sem leis, de selvajaria, que torna o seu instinto animal o sentimento dominante, tornando a razão humana muito pouco significante.
doces beijos
Parabéns, Flávio!
ResponderEliminarPara além de seres um bom comunicador, és um bom escritor. Tu brincas com as palavras e com elas constroes textos especiais e verdadeiros. Obrigada por revelares que transmitouma certa convicção. Fiquei surpreendida pela positiva por esta caracteristica que me apontaste e é bom saber o que os outros pensam sobre nós...faz-nos crescer.
Meu querido, vais longe.
Beijos
Tânia M.
Flavinho, bom te ver assim saltando com tanta vontade da prateleira, alçando vôos, com direito a belas coreografias! Amei teu novo espaço, voltarei! Sucesso!!!
ResponderEliminarBeijinhos doces cristalizados, e um excelente fim de semana! :o*
P.S. À propósito, a frase de Fernando Pessoa que vc escolheu, é simplesmente perfeita!!!
Obrigado mary mary..:-), pela partilha...sempre... Estás-me na pele. tu sabes ;-)
ResponderEliminarWaveygirl, fizeste-me sorrir. Não sei se sou alguma das coisas que disseste mas fico feliz por pensares assim. Continua a aparecer. vou tentar manter o blog sempre actualizado. E vou já dar uma espreitadela no teu blog. Sejam as palavras ou outra a forma de transmissão de msgs, devemos sempre fazermo-nos ouvir, se temos algo importante a dizer. abraço
Amor amor, AMIGA! felicíssimo por estares aqui e ainda mais pelo feedback positivo. ainda´é o ínicio. Espero que venha a ser importante. GRANDE OBRIGADO.
ABRAÇO
Flávio,
ResponderEliminarFico muito sensibilizada por saber que te ajudei a fazer o kick-off de “sair da prateleira”.
Estive a ler tudo o que já escreves-te no teu blog e de facto tu tens algo muito especial que não podes deixar ao acaso…a tua habilidade em escrever é muito cativante…a forma como escreves…tem alma! Tens capacidade de ir mais longe do que um blog…já és pai, já plantas-te arvores agora só te falta escrever um livro…um livro com alma como tu sabes!...e só pode ser um best-seller! Pesquisa sobre que temas as pessoas gostam mais de ler e concentra-te ai e constrói algo de especial e único. Eu acredito em ti, vai em frente!
Foi fácil para mim, no meio da quantidade enorme de pessoas com quem me relaciono todos os dias, escolher-te a ti e tirar-te da prateleira! Não que estivesses lá esquecido, mas porque me permiti a descobrir-te de um outro modo.
ResponderEliminarA calma, tranquilidade, confiança, sabedoria e mais um sem número de qualidades, fazem com que cada minuto contigo seja um bálsamo, uma poção, um elixir que me afasta temporariamente da realidade e que transforma os meus dias sem cor numa paleta de cores brilhantes.
Beijos :)
Obrigado Patrícia, mais uma vez pela força. Como disse o blog para mim será como um curso. Espero aprender muito com todos os que por aqui passem e evoluir em tudo o que puder. Quero crescer, quero ganhar atributos e características que me permitam marcar a diferença e aí sim, sair da prateleira. :-)
ResponderEliminarObrigado pela tua presença.
Até já
Abraço
Andreia Sousa....morrrrrrrrr....
OBRIGADO por tudo. Ajudas-me a passar os dias naquele sítio muito especial. Companheira e amiga, também já te tirei da prateleira há muito..:-)
Fica por aqui e ajuda-me a crescer.
Abraço grande. até amanhã